Dra Patrícia Bandeira

3 months ago

A doença de Alzheimer tem sido descrita como o diabetes mellitus tipo 3, pois o cérebro não consegue usar a glicose como fonte de energia. Resistência insulínica e sinalização deficiente de insulina, detectados em exames de tomografia computadorizada no cérebro das pessoas afetadas pela doença, apoiam esta hipótese. 
O uso de corpos cetônicos (ou cetonas) visa melhorar os efeitos negativos do diabetes tipo 3, fornecendo uma fonte de combustível alternativo ao cérebro, em quantidades suficientes para atravessar a barreira hematoencefálica. .
Estudos recentes se debruçaram sobre a ação do óleo de coco (rico em cetonas) no mal de Alzheimer, a mais prevalente doença neurodegenerativa no mundo. Cetonas são fontes diretas de energia celular, substituem a demanda cerebral por glicose, e esta pode ser uma nova alternativa nutricional (e não farmacológica) em pacientes com Alzheimer. Um dos estudos salienta a influência do óleo de coco como fonte de energia capaz de deter a morte neuronal progressiva que ocorre nesta doença. .
Uma dieta mediterrânea, rica em alimentos frescos e não processados, foi aditivada com 50 g (3 colheres de sopa) de óleo de coco. Testes de cognição foram efetuados após 21 dias de dieta. Observaram-se melhoras na orientação temporal e memória semântica (linguagem), sendo o efeito mais evidente em mulheres em estágio leve e moderado da doença, embora uma ação positiva em homens e em pacientes em estágio avançado também foi encontrada. No segundo estudo citado a melhora cognitiva foi significativa nas mesmas áreas: orientação e construção de linguagem. .
.
Repost @dra.tamaramazaracki *J Alzheimers Disease 2018. Improvement of main cognitive functions in patients with Alzheimer's disease after treatment with coconut oil enriched mediterranean diet: a pilot. *Nutricion Hospitalaria 2017. How does coconut oil affect cognitive performance in Alzheimer patients?
**
#oleodecoco #acidolaurico #gordurasaturada #cerebro #Alzheimer #dietamediterranea

A doença de Alzheimer tem sido descrita como o diabetes mellitus tipo 3, pois o cérebro não consegue usar a glicose como fonte de energia. Resistência insulínica e sinalização deficiente de insulina, detectados em exames de tomografia computadorizada no cérebro das pessoas afetadas pela doença, apoiam esta hipótese. O uso de corpos cetônicos (ou cetonas) visa melhorar os efeitos negativos do diabetes tipo 3, fornecendo uma fonte de combustível alternativo ao cérebro, em quantidades suficientes para atravessar a barreira hematoencefálica. . Estudos recentes se debruçaram sobre a ação do óleo de coco (rico em cetonas) no mal de Alzheimer, a mais prevalente doença neurodegenerativa no mundo. Cetonas são fontes diretas de energia celular, substituem a demanda cerebral por glicose, e esta pode ser uma nova alternativa nutricional (e não farmacológica) em pacientes com Alzheimer. Um dos estudos salienta a influência do óleo de coco como fonte de energia capaz de deter a morte neuronal progressiva que ocorre nesta doença. . Uma dieta mediterrânea, rica em alimentos frescos e não processados, foi aditivada com 50 g (3 colheres de sopa) de óleo de coco. Testes de cognição foram efetuados após 21 dias de dieta. Observaram-se melhoras na orientação temporal e memória semântica (linguagem), sendo o efeito mais evidente em mulheres em estágio leve e moderado da doença, embora uma ação positiva em homens e em pacientes em estágio avançado também foi encontrada. No segundo estudo citado a melhora cognitiva foi significativa nas mesmas áreas: orientação e construção de linguagem. . . Repost @dra.tamaramazaracki *J Alzheimers Disease 2018. Improvement of main cognitive functions in patients with Alzheimer's disease after treatment with coconut oil enriched mediterranean diet: a pilot. *Nutricion Hospitalaria 2017. How does coconut oil affect cognitive performance in Alzheimer patients? ** #oleodecoco #acidolaurico #gordurasaturada #cerebro #Alzheimer #dietamediterranea

5 Comments

dra.tamaramazaracki

dra.tamaramazaracki

Obrigada pelo repost! ❤️🌷

3 months ago

tinacorredora

tinacorredora

Quer dizer que o óleo de coco é muito bom para a saúde do cérebro certo?

2 months ago

drapatriciabandeira

drapatriciabandeira

@tinacorredora sim! Do corpo inteiro

2 months ago

66 Likes