josehilario.eng on Instagram

Engenheiro Civil José Hilario

📈 Gestor de Obras 🎯 Autor do "Super Livro de Engenharia Civil para Concursos" 📚 Saiba mais no link abaixo 👇

https://linktr.ee/josehilario Similar users See full size profile picture

Report inappropriate content

@josehilario.eng photos and videos

Você aprovaria a concretagem nestas condições? . . . . . Abatimento muito acima do estabelecido e horário para concretagem bem inviável. Caminhão recusado.

0

Comemorando o dia do engenheiro da melhor forma: conferindo as armaduras e programando a concretagem 👷‍♂ . Também teve o @davidbrazil acompanhando a obra com a animação e alegria de sempre.

0

A qualificação da mão de obra pode ser mais simples do que parece. Não é todo mundo que olha um projeto e entende que uma sapata tem altura variável e um formato de tronco de pirâmide. Às vezes, a sensibilidade e pequenas iniciativas podem ser convertidas em grandes resultados.

0

Iniciando o posicionamento das fôrmas e armaduras para a concretagem das sapatas. Ainda faltam espaçadores no fundo e o travamento da armadura do pilar. A escavação com folga de +/- 60 cm foi pensada justamente para ter espaço para trabalhar no fundo da sapata.

0

Transferindo o desenho em escala 1:25 para realidade em escala 1:1. Seguindo para o fechamento de mais uma semana com a conferência das profundidades e níveis da fundação. Etapas iniciais bem executadas são os primeiros passos para o sucesso de toda a construção.

0

📍 Execução de corte, dobra e montagem das armaduras das sapatas; 📍 Separação e estocagem em conjunto de armaduras iguais. O sequenciamento bem planejado aumenta a produtividade dos serviços e diminui os erros de execução.

0

Pequenas reformas podem promover grandes transformações. Projeto de @dhnarquitetura para integração entre sala e cozinha, alteração dos pontos de instalações, mudança da bancada de granito e instalação de marcenaria. O novo projeto também fez a adaptação em todos os pontos elétricos do apartamento, redistribuição de luminárias e pintura dos ambientes. Obra pronta, agora é só decorar e mudar. #engenhariacivil #arquitetura at Nobre Norte Clube Residencial

0

Matacões são grandes blocos ou fragmentos de rocha que ficam subterrâneos ou superficialmente expostos no terreno. As características do bloco variam de acordo com o tipo de rocha e com o intemperismo sofrido pelo fragmento, mas geralmente, os matacões têm formato arredondado com diâmetro que varia de 26 cm a 1 metro. Os problemas de engenharia mais comuns devido a presença de matacões no solo podem ser resumidos em 3: 1) Dificultam a movimentação de terra, exigindo equipamentos especiais para desmonte dos blocos de rocha. 2) Podem levar a interpretações erradas do perfil do solo, dando uma falsa ideia de ter atingido o maciço rochoso. 3) Dependendo das características e da posição dos blocos, pode haver necessidade de alterações nos projetos. A imagem da capa é da revista Equipe de Obra/PINI.

0

Eu sempre gosto de dar atenção especial para viga baldrame. Ela é responsável por receber a carga de alvenaria do pavimento térreo (quando este é o superior a ela); ela funciona como elemento de conexão e travamento das fundações; e ela serve como uma barreira, não permitindo a elevação da umidade do solo para as paredes. Quando as vigas baldrame são enterradas, é interessante abrir as valas de escavação com uma folga de 20 a 30 cm para cada lado. Dessa forma, fica mais fácil para o profissional se posicionar dentro da vala, montar as formas, colocar a armação e desformar após a concretagem. Além disso, a folga é importante pois permite a impermeabilização das faces laterais da viga após a cura do concreto. Você tem alguma prática diferente na execução da viga baldrame? Tem alguma dica extra ou alguma dúvida? Deixe sua contribuição aqui nos comentários 😀 A imagem é da @arquitetapage

0

Você sabe como é realizada a marcação dos eixos dos elementos estruturais? O gabarito contém informações essenciais para posicionar os elementos de fundações, tais como sapatas, blocos, estacas, vigas baldrame e cintas. Ele deve ser construído envolvendo o perímetro da edificação e deve ser estável para que não haja variação de prumo e/ou nível ao longo das marcações. Os eixos de pilares, vigas baldrame ou cintas, bem como as suas larguras também são transferidas ao gabarito e servem de referência as escavações e locação da estrutura.

0

Os serviços de movimentação de terra para as fundações diretas podem ser resumidos em três tópicos no orçamento de custos: 1) Escavação manual para sapatas 2) Remoção/transporte do solo escavado 3) Reaterro manual Os serviços para o cintamento são os mesmos, mas algumas composições sofrem alterações de acordo com a dificuldade do serviço. Por exemplo, a escavação das cintas consome mais homem-hora do que a escavação de sapatas. Dependendo das características da obra pode ser interessante deixar o solo depositado ao lado da abertura das cavas para economizar no transporte de remoção e reaterro. Se for considerada a remoção do solo escavado é importante lembrar de multiplicar o volume escavado pelo coeficiente de empolamento do solo que fica na faixa de 1,3. #engenhariacivil at Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

0

A organização e limpeza do canteiro é um dos principais fatores que influenciam a produtividade das obras. Estudos apontam que um layout ineficiente pode gerar perdas de mais de 45% na execução de uma tarefa. A disposição adequada de equipamentos, ferramentas e materiais, facilita o trabalho dos funcionários que circulam pela construção, evita o transporte desnecessário de materiais, reduz perdas, acidentes e acúmulos de resíduos. Além disso, a coordenação e limpeza acaba tendo um resultado motivacional, uma vez que é muito mais prazeroso trabalhar em um ambiente planejado e organizado.

0

Você pode fazer uma obra e chegar em um mesmo resultado gastando cinquenta ou cem mil reais. O resultado para os dois cenários é o mesmo, mas os caminhos que te conduzirem a esse resultado são totalmente diferentes. Imagine que os dois cenários, tanto o de cinquenta como o de cem mil reais, apresentam cronogramas de obra, mas somente o orçamento de cinquenta mil possui um planejamento efetivo da obra. Com isso, eu quero te dizer que o planejamento de uma obra deve ser visto como algo muito maior do que simplesmente a definição de um cronograma. Planejar é prever riscos, inconformidades, impactos negativos e positivos na escolha de um processo construtivo; sempre visando a eficiência do canteiro de obras, buscando a diminuição das atividades que não agregam valor e garantindo o cumprimento dos prazos e qualidade necessários. É importante que a obra evolua com um passo a passo racional, onde as escolhas de uma fase se justifiquem, se encaixem e se complementem em fases futuras. O planejamento que apenas considera um sequenciamento engessado das atividades, leva a decisões aleatórias, pensadas de maneira pontual e sem muitas considerações de impactos futuros. É como se você não soubesse pra onde quer ir e cada escolha só sirva como um extintor de incêndio. E se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve. Imagem de @davibraga

0

A locação é a transferência do traçado do projeto para o terreno em escala 1:1. Para isso, é o utilizado um quadro de madeira, conhecido como gabarito de locação, construído a uma distância de pelo menos 1 m da face da edificação. O gabarito é composto por sarrafos, tábuas e pontaletes. A fixação dos pontaletes é feita por cravação energética ou chumbamento dos mesmos ao solo com utilização de concreto magro. Os pontaletes devem estar alinhados e aprumados, seguindo a linha de referência de nível da obra. Após a cravação dos pontaletes, são pregadas tábuas na face interna do alinhamento, formando uma linha horizontal perfeitamente nivelada. Para a marcação dos eixos de locação, o gabarito deve estar pintado na cor branca. Marca-se os eixos de locação e todos os demais pontos que devem ser transferidos ao terreno, utilizando como referência o ponto fixo previamente marcado como referência de nível. Para cada ponto do gabarito utiliza-se três pregos para marcação do eixo: o prego principal e dois laterais auxiliares. A marcação dos eixos é feita nos dois sentidos do gabarito (eixo X e eixo Y) e é esticada duas linhas em lados opostos do gabarito. O cruzamento das linhas define o eixo de um elemento estrutural ou de um ponto de interesse e esta posição deve ser transferida ao terreno através de um prumo de centro. No ponto em que o prumo de centro toca o solo é cravado um piquete para marcação.

0

Registros da demolição da antiga residência e implantação do canteiro de obras. Iniciando a execução do incrível projeto de @leiladioniziosarqinteriores para esse cliente mais do que especial @davidbrazil. Gerenciamento de obra @dhnarquitetura. at Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

0

A correta leitura e interpretação de um projeto é fundamental para várias etapas de uma obra, como por exemplo o orçamento, o planejamento e a execução. A representação das armaduras longitudinais segue um padrão que pode ser resumido em: . - Número de barras - Posição de projeto - Diâmetro das barras - Comprimento de corte - Ganchos dobrados nas extremidades Dependendo da posição das barras, as informações podem sofrer alterações, como por exemplo a descrição da camada das barras, emendas, dobras especiais etc. Além disso, as informações descritas nas pranchas e legendas contém informações fundamentais para compreensão das representações dos desenhos.

0

Muito além do desenho de uma fundação, a imagem diz muito a respeito do interesse profissional do engenheiro que a analisa. Quem projeta olha para a imagem e pensa na capacidade de suporte do solo, nas dimensões de sapata, baldrame e pilar, nas disposições das barras de aço, nas ligações dos elementos estruturais e na resistência do concreto. Quem orça se preocupa com os profissionais, equipamentos e materiais envolvidos na movimentação de terra, montagem das formas, armaduras, concretagem, desforma, impermeabilização, reaterro etc. Quem faz a programação tem a visão de dimensionamento das equipes, prazos e locais para reunir mão de obra, equipamentos e materiais. Quem controla se preocupa com a garantia de qualidade visando os custos envolvidos no orçamento e execução. Existem pessoas que possuem mais de uma visão para a imagem. Também existem pessoas que enxergam nada além de belo desenho esquemático de fundações. Nos dois casos, está tudo bem. A sua visão tem que fazer sentido apenas para você. Créditos pela imagem: @grafica_arquitectonica

0

Os solos apresentam capacidade de suporte de carga e deformabilidade que variam de acordo com o tipo e estado do solo, estratigrafia do terreno, disposição do lençol freático, interferência de fundações vizinhas etc. Recalque absoluto é o deslocamento vertical do elemento de fundação. Quando os deslocamentos de dois elementos de fundações são diferentes, ocorre o recalque diferencial. O recalque diferencial insere tensões nos elementos da edificação, uma vez que o deslocamento da fundação impõe distorções na estrutura, o que possibilita a abertura de fissuras.

0
Next »